segunda-feira, 2 de novembro de 2009

REUSO DA CASCA DE OVO COMO FONTE DE CÁLCIO


Estudos diversos apontam para uma deficiência assustadora na ingestão de cálcio. Este é um problema antigo e de âmbito mundial. O consumo de cálcio no mundo todo é abaixo do esperado (FOOD AND NUTRITION BOARD,1997 ; NATIONAL INSTITUTE OF HEALTH,1994).


O guia alimentar para a população brasileira publicado em 2006 pelo Ministério da Saúde recomenda a ingestão de 3 porções de leite ou derivados (principal fonte de cálcio) por dia para colaborar com a formação e a manutenção da estrutura óssea, evitando doenças como osteoporose, câncer e obesidade.


Algumas pesquisas sobre o hábito alimentar de crianças e jovens indicam que o aumento no consumo dos refrigerantes é o principal responsável pela diminuição da ingestão do leite. Além disso, refrigerantes com cafeína e oxalatos diminuem a absorção do mineral.


Porém, o leite não é a única fonte de cálcio. Alguns alimentos comuns a nossa dieta têm a quantidade desse mineral equivalente a um copo de leite (250mg/Ca), são eles: 2 sardinhas, 150g de abóbora, 2 bolas de sorvete cremoso, 60g de brócolis, 80g de amêndoas, 80g de aveia, 150g de castanha e 7g de casca de ovo (1 colher de sobremesa rasa).


Pesquisas realizadas com o pó da casca do ovo concluíram que quando preparado de forma adequada, ele constitui uma fonte de cálcio de alto valor nutricional, mas é necessária atenção ao prepará-lo para evitarmos contaminações. As cascas devem ser bem lavadas em água corrente e mergulhadas por cinco minutos em solução clorada a 1%(água sanitária – 10ml/L).Em seguida enxaguadas, fervidas e torradas no forno por 7 minutos. Após torradas triture-as no liquidificador.


Além disso, devemos ter cuidado ao associarmos o cálcio com alguns nutrientes, como: cafeína, ferro e oxalatos (toxina naturalmente presente em folhas de beterraba e espinafre, nos chocolates, chá preto, entre outros) pois eles diminuem sua absorção. Então devemos escolher bem o momento de consumi-lo. Não indico a utilização do pó da casca do ovo nas grandes refeições, já que são nossas principais fonte de ferro. Sugiro utilizá-lo nas preparações das pequenas refeições, acrescentando o pó nos bolos, biscoitos e salgados.


Por tudo isso e para contribuirmos com a diminuição da produção de resíduos (consequentemente favorecendo o Meio Ambiente), estamos iniciando a reutilização da casca do ovo, transformando-a em pó e acrescentando-a nos bolos e salgados de forno, enriquecendo cada porção(1 pedaço de bolo, 1 pedaço de italiano e 1 minipizza) com 129 mg/Ca. Para isso acrescentaremos a cada 3 xícaras de farinha de trigo - 3 colheres de sopa de pó de casca de ovo.


Estamos disponíveis para qualquer esclarecimento.

Lucimere e Thayssa


REFERÊNCIAS: FLEMING, K.H.&HEIMBACH, J.T. Consumption of calcium in the U.S.: food sources and intake levels. J. Nutr., 1994.

FOOD AND NUTRITION BOARD. Institute of Medicine. Dietary reference intakes for calcium, phosphorus, magnesium, vitamin D and fluoride. Washington, DC: National Academy Press, 1997.432p.

NATIONAL INSTITUTE OF HEALTH. Consensus Development Panel on Optimal Calcium Intake. Journal of the American Medical Association, v.272, n24,p.1942 -1948, 1994.

NAVES, Maria Margareth Veloso. Pó da casca de ovo como fonte de cálcio: qualidade nutricional e contribuição para o aporte adequado de cálcio. Revista da UFG, v5,n1,abril 2003 on line (www.proec.ufg.br).

domingo, 1 de novembro de 2009

Sucos industrializados são muito práticos para quem precisa ganhar tempo.Mas devemos consumí-los com cautela.

Basta agitar, colocar o canudinho e beber.Muito práticos,os sucos prontos ganham cada vez mais espaço nos carrinhos de compras de famílias em todo o país. Porém, como os pais querem o melhor para os seus filhos, é inevitável que se perguntem se, ao optar pela bebida pronta, não estarão deixando a qualidade em segundo plano.
Sinto confirmar o que vocês talvez já suspeitassem: o que vem na caixinha ou na latinha não se compara à bebida preparada na hora, com frutas e muito carinho.
Diferente das versões industrializadas, o suco natural é livre de corantes e conservantes e adoçado na medida certa. Suas vitaminas são preservadas,desde que tomados logo após o preparo(a vitamina C se oxida rapidamente em contato com o ar, calor e a luz).

DOCE DEMAIS
Um dos maiores incovenientes dos sucos prontos é a quantidade de açúcar. Para efeito de comparação: num copo de suco de laranja natural acrescentamos,em média, 10 gramas de açúcar. Já uma caixinha do mesmo sabor tem aproximadamente 26 gramas.
Isso não quer dizer que o consumo desses sucos devem ser abolidos. Nada disso! Os sucos prontos têm suas vantagens.

VANTAGENS DOS SUCOS INDUSTRIALIZADOS:

A primeira vantagem que me vem a cabeça é: por serem práticos e encontrados em qualquer comércio eles estão, felizmente, substituindo os refrigerantes. Além disso, trazem as frutas para o cardápio das crianças e têm boas doses de vitaminas - mais resistentes a oxidação do que as vitaminas do suco natural.

SAÍDA DE EMERGÊNCIA
Vitaminados de um lado,açucarados demais do outro.O melhor, então, é saber tirar partido com moderação.
Esses sucos são excelentes para passeios ou viagens. Em casa, dê preferência ao suco natural, com pouca ou nenhuma adição de açúcar.
Evite mais do que 200ml por dia e para as crianças na fase pré-escolar dilua o suco industrializado com um pouco de água, diminuindo assim a concentração do açúcar.

UMA BEBIDA, DIFERENTES VERSÕES:

SUCOS FEITOS NA HORA

À base de frutas frescas, têm mais vitaminas e mineirais do que as versões industrializadas. Mas devem ser consumidos imediatamente (até 30 minutos após o preparo).

EM EMBALAGEM LONGA VIDA OU LATINHAS

Prefira os classificados como suco natural ou néctar, que contam com uma quantidade maior de polpa de fruta e não tem conservantes.


SUCOS ORGÂNICOS

Seguem as especificações do grupo dos néctares.O diferencial é que são feitos com produtos sem agrotóxicos.





POLPAS CONGELADAS

Elas perdem um pouco da qualidade e da quantidade das vitaminas e mineirais das frutas.Mas são ótimas opções para variarmos os sabores dos sucos- já que estão disponíveis independente da safra.São muito práticas e podemos controlar a quantidade de açúcar.


SUCOS A BASE DE SOJA

Quem opta pelos sucos com soja acreditando que tem uma quantidade significativa de proteína, engana-se. A proteína assim como o teor de cálcio são mínimos(com excessão da fórmula AdeS Nutrikids que contém 240mg de cálcio em 200ml). Além disso eles contém aromatizantes e corantes artificiais.

SUCOS EM PÓ E REFRESCOS INDUSTRIALIZADOS
Além de conter uma quantidade mínima de suco de fruta, estão cheios de açúcar e produtos químicos, como os que dão cor, sabor e aroma. Podem desencadear alergias.

ATENÇÃO NO CARDÁPIO DA ESCOLA USAMOS A PALAVRA REFRESCO JÁ QUE ELA DEVE SER USADA TODAS AS VEZES QUE SE ACRESCENTA ÁGUA À FRUTA. TODOS OS NOSSOS REFRESCOS SÃO PREPARADOS COM FRUTA OU POLPA DA FRUTA, NÃS CONTENDO CORANTES E CONSERVANTES.