O guia alimentar para a população brasileira publicado em 2006 pelo Ministério da Saúde recomenda a ingestão de 3 porções de leite ou derivados (principal fonte de cálcio) por dia para colaborar com a formação e a manutenção da estrutura óssea, evitando doenças como osteoporose, câncer e obesidade.
Algumas pesquisas sobre o hábito alimentar de crianças e jovens indicam que o aumento no consumo dos refrigerantes é o principal responsável pela diminuição da ingestão do leite. Além disso, refrigerantes com cafeína e oxalatos diminuem a absorção do mineral.
Porém, o leite não é a única fonte de cálcio. Alguns alimentos comuns a nossa dieta têm a quantidade desse mineral equivalente a um copo de leite (250mg/Ca), são eles: 2 sardinhas, 150g de abóbora, 2 bolas de sorvete cremoso, 60g de brócolis, 80g de amêndoas, 80g de aveia, 150g de castanha e 7g de casca de ovo (1 colher de sobremesa rasa).
Pesquisas realizadas com o pó da casca do ovo concluíram que quando preparado de forma adequada, ele constitui uma fonte de cálcio de alto valor nutricional, mas é necessária atenção ao prepará-lo para evitarmos contaminações. As cascas devem ser bem lavadas em água corrente e mergulhadas por cinco minutos em solução clorada a 1%(água sanitária – 10ml/L).Em seguida enxaguadas, fervidas e torradas no forno por 7 minutos. Após torradas triture-as no liquidificador.
Além disso, devemos ter cuidado ao associarmos o cálcio com alguns nutrientes, como: cafeína, ferro e oxalatos (toxina naturalmente presente em folhas de beterraba e espinafre, nos chocolates, chá preto, entre outros) pois eles diminuem sua absorção. Então devemos escolher bem o momento de consumi-lo. Não indico a utilização do pó da casca do ovo nas grandes refeições, já que são nossas principais fonte de ferro. Sugiro utilizá-lo nas preparações das pequenas refeições, acrescentando o pó nos bolos, biscoitos e salgados.
Por tudo isso e para contribuirmos com a diminuição da produção de resíduos (consequentemente favorecendo o Meio Ambiente), estamos iniciando a reutilização da casca do ovo, transformando-a em pó e acrescentando-a nos bolos e salgados de forno, enriquecendo cada porção(1 pedaço de bolo, 1 pedaço de italiano e 1 minipizza) com 129 mg/Ca. Para isso acrescentaremos a cada 3 xícaras de farinha de trigo - 3 colheres de sopa de pó de casca de ovo.
Estamos disponíveis para qualquer esclarecimento.
REFERÊNCIAS: FLEMING, K.H.&HEIMBACH, J.T. Consumption of calcium in the U.S.: food sources and intake levels. J. Nutr., 1994.