segunda-feira, 31 de agosto de 2009

DIA 31 DE AGOSTO - DIA DO NUTRICIONISTA

Nutrição é a ciência que estuda os alimentos e os aplica às necessidades nutricionais do homem. E seu profissional é o nutricionista, responsável por planejar programas de alimentação, preparar dietas e cardápios, supervisionar a produção de alimentos e cozinhas de indústrias e restaurantes, além de educar nutricionalmente crianças, adultos e idosos.
O Dia do Nutricionista – 31 de agosto - é comemorado nessa data, em virtude da criação da Associação Brasileira de Nutricionistas – ABN, que ocorreu no mesmo dia, no ano de 1949.
O Nutricionista exerce um papel fundamental na vida em sociedade. Ele utiliza a ciência da nutrição e interpreta fatores culturais, biológicos, sociais e políticos, com vistas a melhorar a alimentação, bem como a saúde e a qualidade de vida das pessoas, em todas as fases da vida.
PARABÉNS A TODOS OS MEUS COLEGAS DE PROFISSÃO!
LUCIMERE JARDIM

Semana da Cultura Popular

Em homenagem a cultura popular, durante a semana do dia 24 a 29 de agosto, o cardápio dos alunos do Estação foi ESPECIAL!!!!
Cada dia da semana teve preparações típicas de uma região do país como, por exemplo:
  • peixe com molho de castanha do Pará e musse de açaí da Região Norte;
  • churrasco e cuca de banana da Região Sul;
  • pão de queijo e café com leite da Região Sudeste;
  • moqueca de peixe e carne de sol com jerimum da Região Nordeste;
  • canjica e arroz carreteiro da Região Centro-Oeste.

Os alunos da Educação Infantil farão durante os dias 31/08 a 04/09 aulas de culinária aprendendo a confeccionar algumas receitas regionais.


Receita: Cuscuz (Região Nordeste)

Ingredientes:
500g de tapioca
2 xícaras de açúcar
3 garrafas de leite de coco de 200ml
3 copos (600ml) de leite integral
200g de coco ralado

Modo de fazer:
Aqueça 400ml de leite de coco com 600ml de leite integral.
Numa vasilha coloque: tapioca, 100g de coco ralado, açúcar e 200ml de leite de coco. Misture com o leite aquecido até formar uma mistura homogênea.
Coloque essa massa num pirex, cubra com 100g de coco ralado e deixe descansar por seis horas na geladeira. Sirva com leite condensado.




Receita: Musse de Açaí(Região Norte)

Ingredientes:
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite sem soro
1lata de polpa de açaí ( deixar a polpa descongelar e utilizar a lata como medida)
1 envelope de gelatina sem sabor vermelha

Modo de fazer:
Dissolva a gelatina conforme as recomendações da embalagem. Reserve. Bata no liquidificador o leite condensado, creme de leite e a polpa.Após bem batido, acrescente a gelatina e bata mais um pouco. Coloque em copinhos e leve à geladeira. Sirva gelado.

Obs.:Para preparar musse de cupuaçu basta substituir a polpa de açaí pela de cupuaçu e a gelatina vermelha pela incolor.




Receita: Cuca de banana (Região Sul)

Ingredientes:
Farofa:
2 colheres de sopa de manteiga
5 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sobremesa de canela em pó
5 colheres de sopa de farinha de trigo

Massa:
2 xícaras de chá de açúcar
2 xícaras de chá de farinha de trigo
2 colheres de sopa de manteiga
2 ovos
1 xícara de chá de leite
1 pitada de sal
1 colher de sopa de fermento
5 bananas d’água maduras cortadas em fatias

Modo de preparo:
Misture bem todos os ingredientes da farofa. Reserve.
Prepare a massa: bata a manteiga com o açúcar, o sal e os ovos até obter um creme esbranquiçado. Adicione alternadamente o leite e a farinha, mexendo sempre, até a massa ficar homogênea. Acrescente o fermento e mexa delicadamente. Coloque em forma untada e enfarinhada, espalhe as fatias de banana por cima e salpique a farofa. Asse em forno pré-aquecido em temperatura média por aproximadamente 40 minutos.


Receita: Pão de queijo(Região Sudeste)

Ingredientes:
1 copo americano de óleo
1 copo americano de leite
3 ovos
400 g de queijo parmesão ralado fresco
Sal
500g de polvilho azedo
Margarina para untar

Modo de fazer:
Bata no liquidificador:200g de queijo ralado,óleo,leite,ovos e sal. Acrescente aos poucos o polvilho. Bata por 5 minutos.
Unte e polvilhe as forminhas de empada. Coloque a massa até a metade das formas( o pão cresce muito). Salpique o queijo restante sobre a massa. Leve as forminhas, arrumadas no tabuleiro, ao forno quente até que os pães ficarem dourados.



Receita: Sequilhos de polvilho(Região Centro-Oeste)

Ingredientes:
1 ¼ copo americano de açúcar
2 ovos
1/3 copo americano de óleo
4 copos americanos de polvilho doce

Modo de fazer:
Bata no liquidificador: os ovos, o açúcar e o óleo por aproximadamente 3 minutos. Coloque esse creme numa vasilha e adicione o polvilho aos poucos, mexendo sempre. Amasse bem até obter uma consistência que possa fazer os biscoitos. Faça bolinhas pequenas(elas crescem), coloque-as no tabuleiro untado e polvilhado e leve ao forno pré-aquecido. Deixe assar até que fiquem bem sequinhos e esfarele ao apertá-lo.


Receita: Sopa Pantaneira (Região Centro-Oeste)

Ingredientes:
3 colheres de sopa de óleo
250g de carne seca
1 cebola picada
1 dente de alho amassado
1 colher( chá) de colorau
½ xícara (chá) de farinha de mandioca ou de mesa
250 g de macarrão cabelinho-de-anjo
Sal e pimenta–do-reino

Modo de fazer:
De véspera, ponha a carne seca para dessalgar.Troque a água 3 vezes.
No dia seguinte, aqueça o óleo e refogue a cebola e o alho.Tempere com sal, pimenta e colorau. Junte a carne e ponha para cozinhar com 1 ½ litro de água.
Retire duas conchas e dissolva a farinha de mandioca. Reserve.
Acrescente o cabelinho-de-anjo e deixe cozinhar. Engrosse com a farinha dissolvida. Ajuste o sal, a pimenta e sirva imediatamente .








A Importância da Educação Nutricional

Diante das pesquisas que indicam um grave aumento da obesidade e, conseqüentemente, da diabetes, dislipidemias e hipertensão entre brasileiros, reconhecemos que ações preventivas são necessárias para favorecermos um desenvolvimento saudável às crianças e adolescentes.
Dados populacionais comprovam que a obesidade infantil é uma epidemia mundial. Como agravante, sabemos que quem for obeso na infância passará o resto da vida com o risco da obesidade. Quando uma pessoa perde peso, suas células de gordura murcham, mas jamais desaparecem e estarão sempre querendo "crescer"novamente.
O aumento no consumo de alimentos gordurosos, com alta densidade energética, e a diminuição na prática de exercícios físicos são os dois fatores, ligados ao meio ambiente, que colaboram para o aumento da prevalência da obesidade. Sendo assim, todos nós, desde criança, precisamos ter uma alimentação saudável, com pouco consumo de alimentos fritos e ricos em gorduras e muitas hortaliças, frutas, cereais, leguminosas etc.
Por isso, há 10 anos o Estação do Aprender tem a preocupação de ensinar aos seus alunos a se alimentarem bem. As crianças não levam lanches e nem utilizam cantina. Todas as refeições são oferecidas pela escola de maneira equilibrada,com um cardápio rico em frutas e hortaliças. Além disso, projetos de educação nutricional são desenvolvidos periodicamente orientando os alunos sobre: o valor nutricional dos alimentos, como preparar refeições saudáveis e como ter uma dieta equilibrada.
Os pais podem praticar a educação nutricional em casa através de atitudes simples como: conversar com as crianças sobre a importância da alimentação; sentar-se à mesa; consumir alimentos sadios; não substituir refeições por guloseimas, fast food, biscoitos recheados e salgadinhos; e por fim, não forçar a criança a comer, pois isso irá transformar o horário das refeições em guerra.
Nós acreditamos que ensinar às crianças a importância da nutrição saudável e lhes dar subsídios para que elas a pratiquem é o melhor meio para formarmos adultos com bons hábitos alimentares.